DIGITAL INFLUENCER: DO HOBBIE À PROFISSÃO


Aposto um real de big big que você já ouviu a seguinte pergunta: o que você quer ser quando crescer? E aposto mais um real, que você respondeu todas as profissões possíveis, menos Digital Influencer! (A menos que você tenha dez anos de idade).

Hoje o termo está tão em alta que é capaz de antes de começar a ler este post, você tenha visto ou acompanhado algum perfil no Facebook, YouTube ou Instagram, no qual a pessoa se descreve como “digital influencer’.

Pois é, os tempos mudaram e com o avanço da internet, blogueiro(a) e youtuber passaram de simples hobbies para profissão. Como é o caso dos chamados digital influencers (para português influenciador digital, por que ninguém é obrigado), que vêm bombando nas mídias sociais.

A não ser que você não tenha a senha do wifi do vizinho, já deve ter ouvido falar de nomes como Whindersson Nunes, Pc Siqueira, Camila Coutinho, Thaynara OG e Felipe Neto, certo?

O papel da internet na vida dos usuários e a mudança no modo com que consomem produtos e informações mudaram bastante desde o saudoso Orkut. Dessas mudanças, surgiram os influenciadores digitais, que são produtores de conteúdo que utilizam suas mídias para influenciar comportamentos na internet e fora dela.



DIGITAL INFLUENCER BAIANA É DESTAQUE


Carol Gonçalves, 25 , idealizadora do blog Mulher, Melhore
Lá em 2005, a “baiana antenada” que sonhava em ser jornalista da Capricho teve a ideia de criar o seu próprio portal de conteúdo, um blog que evoluiu até ser reformulado para o blog Mulher, Melhore. Hoje, infelizmente, Carolina Gonçalves, 25, não é jornalista, mas se formou em publicidade.

Além do blog Mulher, Melhore, ela mantém uma conta no Instagram que já soma 35 mil seguidores com quem compartilha achadinhos, looks e dicas de beleza e saúde. “Eu sempre achava coisas legais e não tinha com quem compartilhar, aí pensei “Meu Deus, isso é muito bom. O mundo precisa saber disso!”, conta Carol.

Mas se você pensa que vida de digital influencer é um mar de rosas está muito enganado. A rotina dela é bastante puxada por ainda ter de conciliar o trabalho numa agência de publicidade e o blog. “É difícil por que não consigo ser 100% nos dois. Perco muita oportunidade do blog por causa do trabalho, e o trabalho consome muito tempo que poderia estar produzindo para o blog. Mas são duas coisas que amo e acredito que com o tempo eu consiga me estruturar para seguir sendo uma coisa só”, revela Carol que possui ainda um canal no YouTube onde posta vídeos de viagens e resenhas de produtos.


NEM SÓ DE GLAMOUR VIVE UMA BLOGUEIRA

Digital influencer conta os desafios do dia-a-dia
A rotina não é a única coisa que torna este trabalho difícil, afirma a influenciadora, quando fala sobre a falta de credibilidade e reconhecimento no mercado, como mais um dos vários desafios da profissão. “As empresas ainda acham que é só dar uma peça de roupa e já é o suficiente para fazermos vídeos, fotos, além de gastar com deslocamento até eventos”, contrapõe a jovem que apesar de tudo ainda sonha com um mercado justo, onde cada um seja valorizado pelo seu conteúdo na devida proporção.


Quando fala sobre desvantagens em ser uma influenciadora, Carol aponta a privacidade que acaba perdendo, além da cobrança de que esteja sempre bonita e simpática. “As pessoas até tiram foto minha na rua sem eu esperar, às vezes, me assusta”, confessa sempre no bom humor.


Se você pensa que a vida da Carol é só correr dos paparazzi, está muito enganado viu. Além do blog Mulher, Melhore, ela também administra o projeto Mulher, Desapegue. Um canal paralelo em que posta desapegos como roupas e acessórios. “É um brechó online. Acredito e apoio a moda sustentável, na roupa que foi feita para usar várias vezes e se não nos serve mais, pode ser um ótimo achado para outras pessoas.”

Carol ainda dá dicas para quem está começando agora e quer apostar no segmento. “Tenha carisma. Interaja bastante com seu público, são eles que lhe darão todo o retorno e dirão se você é influenciadora mesmo ou não, pois não adianta só colocar na bio digital influencer”.

Postado por: Tainan Lopes

Compartilhar Google Plus

Autor Tainan Lopes

Estudante de Jornalismo. Ariana do bem, Made in Bahia. Apaixonada por filmes e séries, livros, café e música.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

5 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Mais visitadas