JORNALISMO NERD INDEPENDENTE: DESAFIOS E RECONHECIMENTO


Portais independentes de cultura geek como Feededigno e Bode na Sala têm ganhado cada vez mais fãs (Fonte: Facebook).

O jornalismo independente é uma realidade no Brasil. Nele, nada é ligado a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas, mas sim fruto de projetos, esforços coletivos e conta com profissionais que estão distante das narrativas das mídias convencionais – onde frequentemente o interesse público da informação é passado para trás a favor da mercantilização da mesma.

Veículos como The Intercept Brasil, Agência Pública, Nexo, Mídia Ninja e Jornalistas Livres, que abordam temas como política, direitos humanos, e mais, são alguns exemplos de iniciativas jornalísticas que nasceram a partir dessa experiência. Esse jornalismo também está presente nos portais de notícia dedicados à cultura geek, que têm ganhando muita visibilidade recentemente, principalmente na última década.

Podemos descrever o jornalismo nerd como uma vertente do jornalismo cultural, pois se dedica a fazer conteúdos noticiosos sobre as manifestações culturais e produtos de entretenimento. Quando se fala em site, existem nomes já consolidados nesse nicho, como o Omelete e o Jovem Nerd.  No entanto, existem também projetos menores, que são criados por amantes desse universo e que apresentam conteúdos muito bem produzidos, um deles é o Feededigno.

Criado em 2016, pelo administrador Guto Souza, 35, e por seu amigo Bruno Sepúlveda, 25, o site é focado em notícias de filmes, séries, games, quadrinhos, livros, eventos culturais e pop, além de curiosidades do mundo nerd/geek com publicações diárias, entre artigos e críticas. Além disso, o site já conta com um canal no YouTube e um Podcast, o Martelada.


Da esquerda para a direta, Bruno Sepulveda e Guto Souza, fundadores do Feededigno, na cobertura do Geek & Game Rio Festival 2018 (Fonte: arquivo pessoal do entrevistado).

Outro site que segue a mesma linha é o Bode na Sala, que começou inicialmente como um canal no YouTube - que você pode conferir clicando aqui -, em 2015, onde o jornalista e radialista Carlos Redel, 27, junto com um amigo, Anderson Aires, queria compartilhar as suas ideias e opiniões sobre os filmes e séries que gostavam. Até que em 2017, com mais integrantes, o site foi fundado.


Todavia, criar o site é apenas o primeiro passo, pois a verdadeira odisseia começa em seguida...

Quando perguntado sobre os principais desafios e dificuldades enfrentados por quem decide ter um portal independente de cultura pop no Brasil atualmente, Guto Souza, que também é o editor–chefe do Feededigno, respondeu: “os desafios e dificuldades são muitos, mas acredito que o principal deles seja a falta de colaboradores que acreditem no projeto, que ‘comprem a ideia’, que colaborem com responsabilidade e comprometimento”, conta.

Já para Carlos Redel, o maior desafio é ser relevante para um mercado “inchado”. “Atualmente, existem muitas opções para os fãs de cultura pop e, por conta disso, é preciso sempre estar atrás de algum produto diferenciado. Outra questão é conseguir motivar a equipe, uma vez que não há renda no negócio”, afirma. Ele ressalta também o desafio de concorrer contra os grandes portais do centro do país, “tudo acontece em São Paulo, o que deixa os sites de outros estados sempre para trás”.

Carlos Redel é o co-fundador do site Bode na Sala (Fonte: Facebook).

Esse é um segmento que vem crescendo exponencialmente, e o reconhecimento por parte daqueles que consomem esse tipo de conteúdo não deixa a desejar. “Felizmente, o Bode na Sala vem ganhando uma série de leitores que se tornam fãs e, com isso, podemos ver como é gratificante esse trabalho. E ver que os assuntos que amamos, cada vez mais, estão se destacando no mercado é ótimo”, destaca Carlos.

Para Guto, a visibilidade do site depende muito dos seus colaboradores, “quando temos colaboradores dedicados, mais visibilidade o site terá e mais ‘leve’ se tornaram as demandas, quando distribuídas de forma a aproveitar o máximo as habilidades e disponibilidade de cada um”.

O Feededigno ministrou, no dia 3 de maio de 2019, o painel “Que a força esteja com você: a realidade dos sites independentes de cultura pop no Brasil” na Poa Geek Week, em Porto Alegre. O portal convidou os sites Bode na Sala e Vigília Nerd para um bate-papo sobre o tema, que você pode conferir no vídeo abaixo.




No painel, eles falaram sobre o caminho para criar um portal do zero, os desafios para mantê-lo no ar, habilidades importantes para se destacar junto ao público e as oportunidades que um segmento tão grande  quanto o mercado geek/nerd pode oferecer.

Compartilhar Google Plus

Autor Edvaldo Sales

Estudante de jornalismo, millennial, nerd, cinéfilo em formação e futuro rei de Wakanda.
    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Mais visitadas