AGRICULTURA FAMILIAR OCUPA ESPAÇO EM SHOPPING

Foto: Jeferson Jesus

Há quem diga que ir ao shopping não tem a ver com ir à feira, mas esse hábito vem mudando na capital baiana, ao menos para os frequentadores do Salvador Shopping.

O Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária marca presença semanalmente no estabelecimento comercial. Toda sexta-feira, o projeto do Governo do Estado, que reúne cooperativas de toda a Bahia, conta com uma Feira Agroecológica no centro de compras. A ação ocupa uma área na entrada do Piso G1, sempre das 9h às 18h.

Entre os produtos que os clientes podem levar para casa estão hortaliças, raízes, biscoitos, doces, ovos e mudas de plantas, todos oriundos da agricultura familiar e livres de agrotóxicos. O Armazém é um processo de divulgação dos produtos da agricultura familiar.

Moradora do bairro de Pernambués, Regina Amaral, 49 anos, motorista de ônibus, visita com frequência a feira. “Eu estou achando maravilhoso, pois é isso que nós precisamos expor: os produtos da nossa terra, sem que tenhamos a necessidade de importar. Por exemplo, eu já fui a Chapada Diamantina, trouxe um café delicioso de lá e aqui, encontrei o mesmo café. Não preciso mais viajar para comprar”, conta.


Foto: Jeferson Jesus

Funcionário de uma das lojas do shopping, Roberto Silva, 27 anos, revela que está dando preferência à feira por ser mais próxima do trabalho. “Hoje em dia questão do tempo é muito complicada. Estamos sempre tentando poupar um tempinho, e essa idéia da feira aqui no shopping tem ajudado bastante. Costumo sair do trabalho passar aqui comprar tapioca e verduras para a semana. Além da praticidade, a qualidade dos produtos me conquistaram”, comenta Silva.

Foto: Jefesron Jesus
Mesmo sendo um trabalho de formiguinha é bem verdade que o projeto vem introduzindo e incentivando as pessoas a sair do convencional para entrar na linha mais agroecológica.

Segundo Pedro Borges, 63 anos, produtor rural, o trabalho de conscientização vai além dos clientes do Shopping. “Nós cultivamos com esterco de gado e matéria orgânica. E já estamos também orientando outros produtores da região do Recôncavo, abrangendo as cidades de Conceição do Almeida, São Felipe e Maragogipe a sair da linha química para uma mais natural”.


A ideia tem dado tão certo que os resultados já estão aparecendo. “A demanda está boa por que as pessoas já estão se conscientizando a comer alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos. Aqui no shopping temos clientes fixos que marcam presença toda sexta-feira", revela Borges.

Postado por: Jeferson Jesus e Tainan Lopes
Compartilhar Google Plus

Autor Tainan Lopes

Estudante de Jornalismo. Ariana do bem, Made in Bahia. Apaixonada por filmes e séries, livros, café e música.
    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Mais visitadas