FUTEBOL DE VÁRZEA 100 LIMITES

Por: Elias Pereira / @eliasalper

Canal de Youtube tem a missão de democratizar o acesso ao futebol de várzea.
Foto: Ruan Santana / Reprodução: 100Clubismo

O dom do brasileiro ao futebol é algo quase inquestionável.  O Brasil é considerado por muitos o país do futebol, conta com o prestígio mundial, grandes clubes, torcidas fanáticas, e craques que marcaram a história do esporte como Pelé, Ronaldinho, Ronaldo e Neymar. Curiosamente há algo em comum em todos esses craques: começaram no futebol de várzea. Em pesquisa realizada em 2015 pelo IBGE, dados apontam que o futebol conta com 15,3 milhões de adeptos no país. A depender da região, há diferentes formas de descrever o futebol amador: baba, pelada, rachão, futebol de várzea, entre outras.
Mas, mesmo sendo praticado por todos os amantes do futebol, e com diversos campeonatos espalhados por todos os bairros, o futebol de várzea não tem atenção da grande mídia. Com isso surgiu a idéia do canal de Youtube “100 Clubismo”’. Lançado em 2017, o canal é famoso por cobrir as peladas dos bairros de São Cristóvão, Mussurunga e região, e tem a missão de dar mais visibilidade ao futebol amador. Atualmente, conta com mais de mil inscritos na plataforma de compartilhamento de vídeos.

Gustavo (Esq) em cobertura do canal. Reprodução: 100Clubismo

Conversamos um dos fundadores do canal, Gustavo Rodrigues, 20 anos, para tentar entender a importância do futebol amador e do trabalho desenvolvido na várzea:

  • Como começou o trabalho de vocês, e qual o objetivo de formar o canal e cobrir o futebol de várzea?
Ruan, Gustavo, Everson, Thiago e Ricardo /
Reprodução: 100 Clubismo
O canal começou em 2017 a partir de uma ideia em conjunto, nós (Gustavo, Thiago, Everson e Marcos) jogávamos um campeonato de vídeo game, e sempre após os jogos fazíamos uma rodinha para uma resenha sobre o que rolava no mundo do futebol, aí um certo dia pensamos em criar um canal no YouTube e postar as filmagens da nossa conversa, porém, no início Marcos (que hoje não faz mais parte do canal) teve a idéia de fazermos uma cobertura do jogo de um amigo nosso em um campeonato amador, para atrair um público para o primeiro vídeo e depois desse dia ficamos ligados no futebol de várzea e foi o que fez mudar a idéia inicial. As pessoas da região onde se realizava o campeonato adorou a idéia de ter seus jogos na internet, e assim continuamos indo lá até o final daquele campeonato.


Temos hoje seis pessoas diretamente ligadas com o canal: Eu (Gustavo Rodrigues); Everson Almeida, 18; Thiago Bispo, 21; Ruan Santana, 23; Emerson Santos, 20; e Ricardo Rodrigues, 21;

  • Como vocês enxergam o futebol de várzea se comparado ao futebol profissional?;
As diferenças que a gente nota em relação ao profissional é a questão técnica dos jogos, o apoio de patrocinadores que no profissional é bem mais vasto e a questão do capital que na várzea é algo bem mais simplório do que em relação ao profissional.

  • Como a comunidade e as equipes receberam o trabalho de vocês?;
A comunidade abraçou muito bem a nossa ideia, por ser algo novo pra eles, acredito que ajudou bastante o fato de chegarmos lá sem cobrar nada e simplesmente fazer, tanto é que com o tempo eles acabaram nos dando uma ajuda de custo e até hoje somos bem recebidos por eles, reconhecem nosso esforço de tentar dar a visibilidade do futebol de várzea.

  • Como a comunidade e as equipes acolhem o futebol de várzea?
Após a nossa relação com os campeonatos, times, diretores e jogadores, vimos que era muito além de uma brincadeira entre amigos, a várzea hoje mobiliza a comunidade como um todo, as pessoas param pra vender seu produto ao redor do campo, existem jogadores diferenciados que ganham dinheiro jogando na várzea também, ou seja é além de apenas um momento de lazer é algo que ajuda à todos os envolvidos.


    Reprodução: 100Clubismo


  • Quais os objetivos do canal daqui em diante?
Nós agora queremos melhorar a qualidade técnica dos vídeos, com o apoio de patrocinadores e a contribuição dos campeonatos estamos juntando uma quantia para melhorar toda questão audiovisual do canal, também estamos pensando em expandir a equipe e trazer conteúdos novos para atingirmos um público diferente.



Redes sociais do 100Clubismo:

Compartilhar Google Plus

Autor Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários:

  1. Obrigado pelo espaço aqui no seu blog, a matéria ficou ótima

    ResponderExcluir
  2. É muito importante que espaços como estes existam para por pra frente o protagonismo juvenil, boa sorte, rapazes!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Mais visitadas